-
Arquitetos: Zozaya Arquitectos
- Área: 7773 m²
- Ano: 2021
-
Fabricantes: AutoCAD, Bosques de Niebla, Calux, Claroflex, Comex, El Hujal, Ghimel, Grame, Helvex, Holcim, Mármoles y granitos internacionales de Puebla, Natura Pisos, San Luis, Tecnolite
Descrição enviada pela equipe de projeto. Punta Majahua está localizada na magnífica cidade de Troncones, em Guerrero, sendo conhecida como uma das melhores praias "secretas" para surfar no México. O lote possui 10.000 m².
O conceito de Punta Majahua era criar residências luxuosas à beira-mar, com um estilo arquitetônico orgânico e fluido, de forma a se integrar ao entorno. O plano diretor do projeto consiste em seis edifícios com três pavimentos cada, abrigando de cinco a oito residências. O complexo, com um total de trinta e nove unidades, possui estacionamento coberto, quadra de paddle, tênis, piscina familiar, raia semi-olímpica, escritórios administrativos, academia, área social e de serviço, hortaliças para consumo dos moradores e áreas verdes.
Para aproveitar a localização e topografia do terreno, priorizamos alocar as residências na melhor localização, com proximidade do mar e vistas espectaculares para ele. Outros fatores importantes foram privacidade entre as unidades e volumes faceando o norte, ideal para reduzir o consumo de energia para refrigeração.
As unidades do térreo têm jardins semiprivados, com saídas exclusivas para a praia, já as unidades dos pavimentos superiores destacam-se pela vista para o mar e, na fachada posterior para Sierra Madre. O estilo arquitetônico do projeto destaca-se pela utilização de paredes curvas nos pisos e fachadas. Ao abandonar os ângulos retos, fomos capazes de criar casas muito especiais e únicas, de forma a resolver os espaços de uma forma mais integrada, privilegiando as vistas, orientações, ventilação cruzada e, consequentemente, configurando volumes muito mais dinâmicos e fluidos. Procurou-se um equilíbrio entre a arquitetura vernacular e contemporânea para criar residências que sejam funcionais e fáceis de manter.
Os materiais utilizados no projeto são tipícos do estilo Zihuatanejo, paredes de alvenaria, bambu e palma seca para pergolas e unidades, pedras de rio para ornamentação de tapetes e interiores, pisos de mármore busardeado e marcenaria de parota e bambu.
O paisagismo do projeto foi baseado na análise e compreensão do ecossistema local, devido à escassez de água na região, foi proposto um paisagismo regenerativo, com uma paleta de vegetais da região com baixo consumo de água e que suportam a brisa do mar e salinidade. Além disso, foi feito o plantio de árvores frutíferas locais e o uso de grama e cascalho em alguns trechos, de forma a reduzir o consumo de água. Vale ressaltar que o projeto possui uma estação de tratamento de efluentes própria para reaproveitar a água para irrigação.
Punta Majahua se destaca por sua integração e simbiose com a natureza, e sem dúvida foi um divisor de águas no desenvolvimento da comunidade de Troncones. O local vem ganhando popularidade e prestígio entre os turistas internacionais, que buscam não só um lugar com excelentes ondas, mas também um estilo de vida novo e diferente, mais natural, orgânico e em harmonia com as origens. As costas do Pacífico mexicano são o cenário perfeito para a vida natural.